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O que é remarketing ou retargeting - Vero Contents

O remarketing e o retargeting são dois recursos extremamente poderosos e importantes. Afinal de contas, um dos princípios da publicidade é a frequência. E é aí que o remarketing e o retargeting entram.

Então, se o marketing digital já nos permite segmentação, ajustes, personalização e outros importantes diferenciais, imagine então que você pode mostrar novamente uma publicidade para quem já se interessou por um produto ou serviço.

Assim, o remarketing e o retargeting consistem em capturar de volta aquele visitante que visitou seu site e depois o deixou. Para isso, são utilizados listas que podem ser utilizadas em campanhas de e-mail ou anúncios diversos de seus serviços/produtos em outros sites ou mídias sociais que são apresentados novamente ao seu prospect ou cliente.

Como funciona o remarketing

Aplicamos a estratégia de remarketing em ações de e-mail marketing que reativam os clientes, levando-os a tomar uma ação específica. Um exemplo disso são os e-mails de abandono de carrinho em lojas virtuais, utilizados para aumentar a taxa de conversão de vendas. Outra utilização pode ser uma promoção ou cupom de desconto para quem entrou em uma loja e depois saiu sem efetuar nenhuma compra.

Para usar a estratégia, é importante ter um bom planejamento para mapear os leads e sua jornada de compra. Isso porque o remarketing utiliza o sistema de listas, assim como em campanhas de e-mail marketing.

Essas listas separam os visitantes do site de acordo com a ação tomada, como por exemplo:

  • Visitante que fez download em um e-book;
  • Quem se inscreveu em uma lista para recebimento de newsletter;
  • Cliente que comprou mais do que X em sua loja virtual;
  • Abandono de carrinho de compras.

O que é e como funciona o retargeting

O princípio do retargeting é muito parecido com o remarketing. Dessa forma, a função é mostrar novamente o seu produto ou serviço para uma pessoa que demonstrou interesse. A diferença é que no remarketing você já possui o cadastro do seu cliente e personaliza a publicidade por meio do e-mail marketing.

No retargeting, por meio da tecnologia dos cookies, o site que o usuário visitou consegue “enxergar” quem é você na navegação. Assim, se aquele site faz parte de uma lista de sites parceiros da ferramenta de retargeting, ele exibirá seus anúncios para aquele visitante.

Isso também acontece com as mídias sociais. Atualmente, a integração de aplicativos, por exemplo (vamos citar aqui WhatsApp, Instagram e Facebook), permite que se faça retargeting utilizando acesso das três plataformas.

Cria-se a sensação de que a web está muito alinhada com nossas preferências. Assim, trata-se de uma estratégia focada e extremamente funcional de atrair novamente o visitante que saiu sem converter ou comprar.

Vantagens do remarketing e do retargeting

Muito utilizadas no e-commerce, as estratégias de remarketing e retargeting, principalmente se trabalhadas em conjunto, trazem um aumento expressivo nas taxas de conversão.

Se pensarmos que só cerca de 1% dos visitantes de um site tornam-se clientes, tornar eficiente uma estratégia de retargeting é crucial para otimizar o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e melhorar o ROI (Retorno do Investimento).

E no remarketing não é diferente. Você pode atrair um lead cadastrado, que ainda não virou cliente, por meio de promoções específicas baseadas nas suas preferências. Da mesma forma, você pode fidelizar um cliente e fazê-lo comprar novamente com estratégias de cross-sell, por exemplo.

E você pode fazer remarketing utilizando anúncios do Google Ads. Por meio da Rede de Displays, você pode trazer de volta aquele visitante que clicou em seu anúncio (e gastou seus preciosos cliques) e, quem sabe, torná-lo um lead.

Além disso, o Facebook também permite fazer remarketing, o que torna mais eficiente ainda a publicidade nessa mídia social.

E mais: o anúncio do remarketing é mais efetivo ainda porque pode ser muito mais personalizado, além de permitir rebater objeções que fizeram o visitante deixar o seu site.

Resumindo

Portanto, o remarketing permite:

  • Diminuir o custo por lead;
  • Aumentar o retorno do investimento (ROI) de sua campanha;
  • Melhorar o CAC;
  • Trazer de volta aqueles que esqueceram qual era seu site (ou blog);
  • Segmentar uma lista de leads, que pode ser utilizada exclusivamente em remarketing;
  • Quebrar as objeções quanto ao seu produto/serviço.

Lembre-se sempre de incluir o remarketing em suas estratégias. É uma ferramenta muito importante para trazer de volta o seu visitante e torná-lo um cliente.

O que é remarketing ou retargeting
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